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Que temas, conteúdos, saberes e conhecimentos devem constituir a formação do professor da Educação Infantil que assegurem práticas que respeitem as especificidades das crianças dessa faixa etária?

Como apoiar o bem-estar e o desenvolvimento pleno das crianças, de forma intencional e respeitosa? A resposta não está em fórmulas prontas, mas na forma como a(o) professora(or) se prepara para a intensa e bonita jornada de educar na primeira infância. O que realmente constitui a formação de uma(m) professora(or) que atua com bebês e crianças pequenas? É mais do que conhecimento técnico; é sobre a construção de atitude que acompanha, nutre, inspira e, acima de tudo, respeita a potência da criança.

 

Vamos explorar os pilares fundamentais que sustentam uma docência de excelência na Educação Infantil, baseando-nos nos saberes aprofundados que definem essa profissão.

 

1. Formação Cultural: a ampliação do mundo pela experiência

 

A formação da(o) professora(or) na Educação Infantil não pode ser vista como um simples acúmulo de saberes ou um estoque de informações. É uma experiência humana de expansão de percepções e ampliação de ações no mundo. A missão do docente é, por meio de interações e mediações culturais, ampliar os horizontes de vivência das crianças, sejam bebês ou maiores.

 

Isso exige que o professor perceba a dimensão transformadora das experiências estética e poética da linguagem. É a sua própria abertura ao mundo que permitirá que as crianças também se abram para o novo, para a curiosidade e para a descoberta. O ato de educar na primeira infância é, essencialmente, uma mediação entre o tempo do adulto e o tempo da criança, onde o objetivo é não anular as possibilidades de aprenderem o extraordinário.

 

2. A Inseparável Dupla: Cuidar e Educar

 

A docência na Educação Infantil possui uma especificidade que a torna única. O trabalho da(o) professora(or) dessa faixa etária integra o cuidado e a educação. Essas duas funções são indissociáveis em todas as ações do cotidiano. Uma(m) professora(or) que atua com bebês e crianças pequenas precisa ter disponibilidade para o contato próximo e delicado com seu corpo, observando suas preferências e favorecendo o autoconhecimento.

 

É a partir dessa visão integral que o professor consegue ajudar a criança a se tornar mais segura e a internalizar o seu lugar no mundo, enquanto a estimula a interagir com os colegas e com os objetos, desenvolvendo funções cognitivas e relações sociais e afetivas fundamentais para o ser humano. O reconhecimento de que as crianças são sujeitos ativos, criativos e com direito à educação desde o seu nascimento é um dos fundamentos da Educação Infantil.

 

3. A Brincadeira como Eixo Central da Aprendizagem

 

O brincar não é apenas um passatempo para a criança. É a sua principal forma de interagir com os outros e com o mundo. A brincadeira faz parte das condições essenciais para o desenvolvimento individual em seus planos físico, social, afetivo e cultural. Para a(o) professora(or), a brincadeira é uma oportunidade riquíssima.

 

Embora o brincar tenha um fim em si mesmo para a criança, no ambiente escolar ele oferece inúmeras possibilidades para desencadear situações de aprendizagem, como o desenvolvimento da linguagem, a compreensão de relações temporais e espaciais e a ampliação da linguagem oral e escrita. É por isso que o docente deve favorecer essas práticas, potencializando as relações que ocorrem e, sobretudo, ampliando-as, sem nunca ferir o indispensável protagonismo da criança ao brincar.

 

4. Literatura e Linguagem: a Arte de Encantar o Mundo

 

A literatura é um elemento de valor inestimável na formação da(o) professora(or) e no trabalho docente na primeira infância. Ela funciona como uma porta de entrada para o entendimento do mundo , oferecendo uma pluralidade de certezas e incertezas que perpassam os textos literários de diferentes épocas. A dimensão estética da linguagem abarca formas inusitadas de expressão, e uma formação integral da(o) professora(or) deve compreender isso.

 

A(O) professora(or) deve atuar ativamente para estimular o interesse das crianças pelos livros, selecionando obras de qualidade estética e adequadas a cada faixa etária. Assim, a leitura e a literatura se tornam uma fonte de alegria, prazer, exploração e aprendizado, muito antes que as crianças sejam capazes de ler sozinhas.

 

Zelo e a Educação do Futuro

 

Na Zelo, acreditamos que a formação do professor na primeira infância é a chave para uma sociedade mais criativa e empática. Nossa missão é oferecer o suporte e o conhecimento aprofundado que os profissionais da educação precisam para dominar esses saberes e transformá-los em práticas de excelência.

 

Estamos aqui para ajudá-lo a construir uma docência que vai além do convencional, que entende a arte da educação na primeira infância como a construção de pontes entre a cultura dos adultos e a cultura das crianças. Conecte-se conosco e descubra como a Zelo pode ser sua parceira nessa jornada de aprendizado contínuo e transformador.

 
 
 
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