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TRÊS DIMENSÕES ESTRUTURANTES PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA

A temática do desenvolvimento socioemocional, embora tenha ganhado evidência recentemente, sempre esteve no cerne da prática educativa. Contudo, a formalização desse campo exige um olhar técnico e embasado para a qualificação do trabalho docente com foco na Primeira Infância.


O segundo encontro do Ciclo de Webinars da Zelo, realizado em 15 de novembro de 2023, que antecedeu o III Seminário de Socialização de Práticas Inspiradoras, focalizou justamente esse desafio: as "Práticas de cuidado e atenção ao desenvolvimento socioemocional da criança". O encontro contou com as contribuições das parceiras Pompéia Villachan-Lyra e Carolina Marques, pesquisadoras do NINAPI – Núcleo de Pesquisa em Neuropsicologia, Afetividade, Aprendizagem e Primeira Infância da UFRPE.


A seguir, apresentamos uma síntese técnica dos pilares discutidos no webinar, que são cruciais para a ação pedagógica intencional.


TRÊS DIMENSÕES ESTRUTURANTES PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA


1. A Visão Sistêmica e Integrada do Ser Humano


O ponto de partida para a atenção ao desenvolvimento socioemocional é o reconhecimento da complexidade do ser humano. O educador deve necessariamente atuar de modo a integrar as quatro dimensões do desenvolvimento:


  • Cognitiva;

  • Intelectual;

  • Emocional;

  • Afetiva.


Essa visão sistêmica e integrada implica que o professor, junto com a criança, constitui esse sistema, e as práticas educativas não se restringem a um aspecto isolado, mas sim ao reconhecimento da totalidade da criança. O objetivo principal dessas aprendizagens-chave é propiciar que a criança se organize para viver em um mundo que seja um bom lugar para si, para os demais e para outros seres vivos.


2. O Arcabouço das Cinco Dimensões (CASEL Framework)


O trabalho técnico na Educação Infantil precisa incluir cinco dimensões essenciais para o desenvolvimento socioemocional. Elas se articulam em dois eixos principais:


2.1 Eixo Intrapessoal (Relação Consigo)


O autoconhecimento e a autorregulação estão em permanente diálogo e interação, sendo a base para a gestão emocional individual:


Autoconhecimento: Capacidade de reconhecer e nomear as próprias emoções e sentimentos.


Autorregulação: Habilidade de gerenciar as emoções, pensamentos e comportamentos de forma eficaz em diferentes contextos.


A escola deve oferecer estratégias para ajudar as crianças a lidarem, por exemplo, com a ansiedade perante situações de desempenho, prevenindo sentimentos de incompetência.


2.2 Eixo Interpessoal e Ético (Relação com o Outro)


Estas dimensões focam na construção da convivência social e na agência da criança no coletivo.


CONSCIÊNCIA SOCIAL: Capacidade de demonstrar empatia, compreender perspectivas diferentes e de reconhecer as normas sociais.


RELAÇÕES INTERPESSOAIS: Habilidade de construir relações sadias, empáticas, colaborativas e solidárias.


RESPONSABILIDADE E DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA: Essencial para a tomada de decisões com senso de responsabilidade, culminando na capacidade de se organizar autonomamente.


3. Práticas educativas e a Perspectiva do Conflito


O desenvolvimento socioemocional não significa buscar a eliminação de conflitos. As pesquisadoras reforçaram que os conflitos sempre estarão presentes nas relações. A prática pedagógica qualificada, portanto, tem como objetivo central oferecer ferramentas para que as crianças aprendam a lidar melhor com eles.


O foco do educador deve estar na prática reflexiva que observa, compreende a origem da angústia ou do comportamento e apoia a criança na construção de uma resposta socioemocional mais adaptativa, baseada nas cinco dimensões.


Em suma: O tema do desenvolvimento socioemocional exige que o educador não apenas se sinta afetado pelas emoções dos alunos, mas que possua o conhecimento técnico para incluir e desenvolver intencionalmente estas competências. Essa intencionalidade é o que transforma o cuidado assistencial em cuidado pedagógico.


Quer saber mais sobre esse tema e entender melhor o desenvolvimento socioemocional na primeira infância? Então acesse nossa transmissão ao vivo na íntegra através do link: Práticas de cuidado e atenção ao desenvolvimento socioemocional da criança



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