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PARA escolaS:

FORMAÇÃO DENTRO DA ESCOLA

O serviço de formação continuada, realizado dentro das escolas, tem dois focos:

Educação Infantil e Educação Inclusiva. Dentro dessas duas grandes áreas, são trabalhados temas que fundamentam a ação pedagógica dos profissionais, envolvendo desde questões mais básicas e conceituais, até aspectos mais específicos.

 

Normalmente, as escolas contratam um ou mais encontros de formação, a partir da identificação de suas principais necessidades. Também é comum organizarem-se ciclos de formação semestrais ou anuais.

Formato e valores: encontros de no mínimo 2 horas, a serem realizados na escola em dia e horário a combinar. Valores negociáveis de acordo com o número de horas contratadas.

EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Sugestões de temas:

- Concepções sobre a infância e a Educação Infantil

- Desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos

- Desenvolvimento da criança de 4 e 5 anos

- Organização da rotina na escola de Educação Infantil

- O ambiente na Educação Infantil

- Identidade do educador infantil

- Planejamento na Educação Infantil

- O brincar na Educação Infantil

- A pedagogia de projetos

- Mordidas, birra e conflitos na Educação Infantil

- Sexualidade na Educação Infantil

- Avaliação e construção de pareceres descritivos

- Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

- Saúde emocional do educador

- Desafios e especificidades da atuação de educadores no berçário

- Jogos de linguagem oral e letramento na pré-escola

- Adaptação na Educação Infantil

- Relação família-escola

- Música na Educação Infantil

- Contribuições da abordagem pikleriana para a Educação Infantil

- Os contos de fada e a importância do narrar

- O uso da tecnologia na infância: há um limite?

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 

Sugestões de temas:

 

- Princípios básicos da Educação Inclusiva

- Como aprendem as crianças e adolescentes?

 

- Aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais

 

- Adaptação curricular e a elaboração de planos educativos individuais

 

- Processos de inclusão-exclusão nas relações entre os alunos na escola: Como mediar?

 

- Trabalhando com a família nos anos iniciais do Ensino Fundamental

 

- O trabalho com crianças com Transtorno do Espectro Autista

 

- O trabalho com crianças com Deficiência Intelectual

CONSULTORIA

PEDAGÓGICA

Voltada tanto para escolas de Educação Infantil que estão iniciando suas atividades, quanto para aquelas que já estão em funcionamento. Normalmente, busca atender escolas que:

 

1) precisam se diferenciar no mercado, agregar valor ao trabalho que realizam ou deixar mais clara sua proposta pedagógica;

 

2) possuem problemas no atendimento prestado (na organização do espaço físico, rotina e atividades pedagógicas);

 

3) sua equipe de profissionais não está coesa ou qualificada para realizar o trabalho pedagógico.

Formato e valores: envolve visitas à escola para diagnóstico, elaboração de relatório e/ou projeto e devolutiva para a equipe gestora. Formato, carga horária e valores variam conforme tipo de consultoria pedagógica e demanda específica de cada escola.

Tipos de consultoria pedagógica:

  1. Elaboração de projeto para espaços físicos (novos ou já existentes) e rotina da escola

  2. Elaboração ou revisão do Projeto Político-Pedagógico

  3. Aprimoramento dos processos de gestão pedagógica

  4. Aprimoramento do processo de avaliação da criança e elaboração de documentos

Voltada para escolas que almejam qualificar as relações entre educadores e alunos e entre família e escola, bem como para aquelas que necessitam de auxílio diante de necessidades específicas de alunos (emocionais, intelectuais e/ou sociais). A consultoria também visa atender demandas organizacionais e de equipe.

Formato e valores: envolve visitas à escola para diagnóstico, elaboração de projeto de intervenção, execução e avaliação do mesmo. Formato, carga horária e valores variam conforme tipo de consultoria e demanda específica de cada escola.

Tipos de consultoria em Psicologia Escolar

  1. Orientação sistemática aos professores/educadores com foco na qualificação de suas interações e manejo com crianças/adolescentes

  2. Acompanhamento e encaminhamento de alunos com demandas emocionais, intelectuais e/ou sociais

  3. Orientação a famílias (individual ou em grupos)

  4. Oficinas e projetos com crianças e adolescentes sobre temas específicos

  5. Colaboração em processos organizacionais: relacionamento entre equipe, mediação de conflitos, seleção de profissionais

CONSULTORIA EM PSICOLOGIA ESCOLAR

SERVIÇOS

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