Buscar

5 motivos para investir na capacitação em educação infantil

Atualizado: 31 de Jan de 2019




Por muito tempo a educação infantil foi vista como meros cuidados básicos por parte daqueles que se propunham a desenvolver este papel. Hoje, ela assume uma função decisiva no desenvolvimento das capacidades físicas, cognitivas, afetivas, estéticas, éticas, de relacionamento interpessoal e de inserção social da criança. O ambiente escolar também mudou e a vida moderna trouxe um aumento do número de instituições de educação infantil, principalmente nos grandes centros do País. Dessa forma, é essencial que educadores estejam cada vez mais preparados e capacitados para atuarem nestes contextos. Porém, muitos profissionais da área ainda não têm a absoluta certeza de que investir em qualidade profissional é o melhor caminho para a evolução da educação infantil. Nós, da Zelo, preparamos 5 motivos para mostrar que vale — e muito — investir nesta capacitação. Veja quais são eles:


1 — SENTIR-SE MENOS SOLITÁRIO EM SUA ATUAÇÃO

Momentos de capacitação são propícios para que o educador compartilhe suas dúvidas e angústias diárias e perceba que, assim como ele, outros colegas passam por situações e desafios semelhantes. A formação pode ser um momento de troca de experiência e de crescimento conjunto.


2 — APRIMORAR A QUALIDADE DE INTERAÇÃO COM A CRIANÇA

Durante a capacitação, o educador tem a oportunidade de refletir sobre o que é importante ao interagir com a criança, permitindo a ele se tornar mais atento, sensível e responder melhor aos sinais da criança.


3 — TER CONTATO COM CONHECIMENTO FOCADO EM SUA PRÁTICA

Nem sempre a graduação em Pedagogia foca temas relevantes na prática do educador, como situações de difícil manejo com criança e família. O momento da capacitação é importante para aprofundar o conhecimento em temas aplicados ao dia a dia em sala.


4 — RENOVAR A MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Muitas vezes participar de encontros de formação é um jeito de o educador se certificar de que está no caminho certo, ou seja, que já pensa e faz coisas muito legais. Além disso, a capacitação ajuda o educador a se sentir mais valorizado e consciente de seu papel específico na vida da criança.


5 — REPENSAR AS SUAS PRÁTICAS

Às vezes o educador cai em uma rotina de trabalho em que não percebe os motivos e a importância de determinadas ações. Durante a capacitação é possível que práticas realizadas de forma repetitiva e até mecânica sejam repensadas e voltem a ganhar valor no dia a dia junto à criança.


Na correria do dia a dia e em tempos em que é preciso priorizar os investimentos, é fundamental reservarmos uma determinada quantia para aplicar em aperfeiçoamento profissional. A capacitação é um retorno muito valioso tanto em sala de aula quanto na formação e desenvolvimento da criança na primeira infância. A Zelo dispõe de diversos cursos de capacitação na área da educação infantil. Se quiser saber mais, entre em contato com a gente.

CONTATO

Tel: (51) 99701-5954

E-mail: consultoria.zelo@gmail.com

Zelo Consultoria em Educação e Desenvolvimento Infantil LTDA

CNPJ: 17.124.153/0001-43

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle