De 09 a 16 de março de 2024
Evento online – 3ª Edição
NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE PRÁTICAS
Prazo final para submissão: PRORROGADO ATÉ 10/12/2023
Quem poderá enviar trabalhos?
Qualquer profissional* que atua na Educação Infantil poderá submeter suas práticas (como primeiro autor e/ou como coautor).
*professores, auxiliares, monitores, gestores, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, etc.
Que tipos de práticas podem ser submetidas?
Poderão ser apresentadas práticas que relatem experiências realizadas no cotidiano das instituições de Educação Infantil, envolvendo crianças, famílias e/ou equipe de profissionais. Não serão aceitos trabalhos de pesquisa puramente, a menos que eles tenham documentado alguma prática cotidiana e que tenham sido construídos em colaboração com os profissionais da instituição.
Somente serão aceitas práticas coerentes com as Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil, as quais preconizam a participação ativa e a autonomia das crianças em todos os momentos do cotidiano, bem como a valorização do brincar e das interações como eixos estruturantes das práticas pedagógicas. Não serão aceitos trabalhos que apresentem atividades mecânicas e descontextualizadas, que refletem concepções pedagógicas diretivas e centralizadas nos adultos, tampouco trabalho que reforcem quaisquer tipo de estereótipos, preconceitos e exclusão.
Além disso, é muito importante que as práticas relatadas evidenciem o trabalho realizado pelos professores e também as ações, vozes e aprendizagens desenvolvidas pelas crianças ao longo do processo, a partir da escuta, da observação e da documentação, em coerência com os direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento previstos na BNCC.
Quantos autores poderão constar em cada relato de prática?
No máximo quatro autores e todos deverão se inscrever no evento. O primeiro autor será o responsável por ficar em contato com a equipe de organização do Seminário e enviar todas as informações e materiais necessários, tanto na submissão da prática, quanto na ocasião de sua apresentação, caso a prática seja selecionada.
Posso submeter práticas sem ainda estar inscrito no evento?
A inscrição deverá ser realizada apenas após a divulgação das práticas selecionadas.
Precisarei pagar a inscrição para apresentar minha prática?
Todos os autores das práticas selecionadas para apresentação NÃO PRECISARÃO PAGAR A TAXA DE INSCRIÇÃO, embora precisem se inscrever no evento. Após a divulgação das práticas selecionadas, receberão orientações de como realizar a inscrição gratuita.
Em qual modalidade poderei apresentar minhas práticas?
São duas as possíveis modalidades: 1) apresentação oral e ao vivo ou 2) apresentação em vídeo gravado. No primeiro caso, você preparará uma fala de 15 minutos e apresentará, ao vivo, nos dias do evento, em uma sessão on-line com mais cinco práticas (total de seis práticas por noite). Já no caso da apresentação em vídeo gravado, você deverá preparar um vídeo de até 5 minutos, conforme orientações da equipe do evento, o qual será disponibilizado no Canal do Youtube de Zelo Consultoria e divulgado para os participantes do evento. Todas as orientações para preparação das apresentações orais e também dos vídeos gravados serão enviadas com antecedência e daremos todo o apoio necessário em sua construção.
Quantas práticas serão selecionadas?
Selecionaremos 30 práticas a serem apresentadas de forma oral e ao vivo e mais 15 práticas a serem apresentadas em vídeo gravado, via Canal do Youtube.
Quais passos devo percorrer para poder apresentar um trabalho no evento?
Primeiro, você deverá enviar um resumo, cujas normas serão apresentadas a seguir. Esse resumo será avaliado por uma comissão, conforme critérios pré-definidos. Caso aprovado, divulgaremos com antecedência e você poderá preparar sua apresentação oral ou vídeo gravado, conforme orientações que também serão descritas abaixo. Nos dias do evento, em horários pré-definidos, serão organizadas sessões de apresentação oral (ao vivo) e os vídeos gravados estarão disponíveis para visualização no Canal do Youtube da Zelo Consultoria.
ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS
Enviar o resumo até o dia 30/11/2023 por meio do formulário: https://forms.gle/aHjnftJVEKVCG2Qt7
Divulgação dos trabalhos selecionados: janeiro de 2024
O resumo deverá possuir de 250 a 500 palavras, letra Arial, tamanho 12, espaçamento simples, margens justificadas. Deverá ser digitado em arquivo de word e, neste arquivo, os seguintes itens devem constar: TÍTULO DO TRABALHO, NOME DOS AUTORES, EIXO TEMÁTICO e RESUMO. O conteúdo do resumo deverá esclarecer qual foi o objetivo da prática realizada, como ela foi implementada e quais as repercussões desta prática para crianças e, se for o caso, para as famílias e/ou equipe de profissionais.
Baixe o template em word no qual você poderá escrever seu resumo e submeter via formulário: https://docs.google.com/document/d/1mF-rI0CVlAytcXqL_W_1wW7eIqqPi-kw3pGz16W5bMM/edit?usp=sharing
EIXOS TEMÁTICOS
(O que são os eixos temáticos? São ideias de focos que podem inspirá-lo a apresentar suas práticas em nosso Seminário! Quando for enviar seu resumo, você deverá escolher um dos eixos abaixo, que melhor representa a essência da prática a ser apresentada)
1) Práticas de ampliação e enriquecimento do brincar: inclui práticas cujo foco são experiências de enriquecimento dos momentos de brincar livre das crianças, à luz dos diferentes campos de experiência propostos pela BNCC. São trabalhos que demonstram como os educadores intencionalmente contribuem para criar contextos de brincar autônomo, utilizando diferentes estratégias pedagógicas, como a organização de espaços, tempos, materiais, etc. Neste eixo também integram-se as práticas que focalizam o brincar com e na natureza e o brincar nas diferentes culturas populares.
2) Práticas de cuidado e atenção ao desenvolvimento socioemocional da criança: inclui trabalhos cujo foco são a qualificação dos momentos de cuidado à criança ao longo do cotidiano, tais como momentos de alimentação, trocas, higiene em geral, sono, etc. Também pode envolver práticas que visam promover o desenvolvimento socioemocional das crianças por meio de um olhar cuidadoso para o momento de inserção da criança e de sua família à escola, para outras transições (chegada e saída da escola, microtransições ao longo da rotina) e para as relações entre as crianças (ex. mediação de conflitos e promoção da inclusão e da boa convivência, dentre outras).
3) Práticas de investigação com as crianças: inclui trabalhos cujo foco são experiências investigativas, tendo as crianças como protagonistas das pesquisas e descobertas. São trabalhos que, ao partirem da observação e da escuta atenta do professor, valorizam os interesses e as curiosidades das crianças como fio condutor para o planejamento das ações pedagógicas.
4) Práticas que promovam a cultura escrita: inclui trabalhos que estão centrados na promoção de experiências ligadas ao letramento enquanto linguagem que permeia a vida cotidiana na Educação Infantil. São trabalhos que demonstram como o uso da escrita em práticas sociais pode possibilitar a comunicação de ideias, desejos e sentimentos, impulsionando brincadeiras e interações de qualidade na Educação Infantil.
5) Práticas de gestão, formação e desenvolvimento da equipe de profissionais: inclui trabalhos cujo foco são ideias inovadoras ou reflexões sobre os processos de acompanhamento, formação e apoio aos profissionais da escola, visando sua qualificação e bem-estar no ambiente de trabalho. Inclui também ações intersetoriais promovidas pela gestão escolar, no sentido de articular as práticas da escola com ações, programas e políticas realizadas em outras esferas do município, como a saúde, a assistência social, a cultura, etc.